top of page

Trichoptera

Trichoptera Kirby, 1813 compreende a maior ordem de insetos estritamente aquáticos (Neboiss,1991) e constitui a maior proporção da comunidade dos macroinvertebrados bentônicos. Possui uma fauna mundial em torno de 14300 espécies viventes descritas para os ecossistemas dulcícolas (Holzenthal et al., 2011), além de algumas espécies marinhas da família Chathamiidae, encontradas na Nova Zelândia e Austrália (Neboiss, 1991). Este táxon é de grande interesse para programas de biomonitoramento, uma vez que suas larvas são sensíveis a um amplo espectro de distúrbios ambientais (Ross, 1967; Morse, 1997), representando um importante componente no fluxo de energia e na cadeia trófica dos ecossistemas dulcícolas (Resh & Rosenberg, 1984). Outra característica peculiar às larvas dos tricópteros é seu comportamento de construção de casas, portáteis ou abrigos fixos com seda e, geralmente, a partir de material encontrado no substrato de seu habitat, como areia, pequenas pedras, pedaços de folhas e galhos.
 

As larvas desta ordem são facilmente diagnosticadas pela presença de apenas um par de falsas-pernas abdominais, dotadas de garras esclerotizadas, e a ausência de espiráculos (apnêusticas). Em geral, as larvas passam por até cinco estágios de desenvolvimento antes de entrar no estágio pupal (Morse, 2003) e apresentam hábitos alimentares variados (detritívoros, predadores e herbívoros).
 

Uma das principais características da pupa dos Trichoptera está relacionada com a semipermeabilidade do casulo pupal, uma das autapomorfias da ordem (Wichard et al., 1997). Esta característica pode ser considerada como a responsável por capacitar o ancestral de Trichoptera a invadir o ambiente aquático, tornando o grupo o primeiro, entre os Holometabola, a apresentar estágio pupal aquático (Calor, 2009).
 

A pupa desses insetos caracteriza-se, principalmente, por ser exarada, ou seja, não possui os apêndices fusionados ao corpo como pupas de lepidópteros, por exemplo. Neste estágio, as pupas possuem pernas bem desenvolvidas e fortes mandíbulas (não funcionais no adulto), pelas placas com ganchos presentes em alguns segmentos abdominais e um par de processos anais que, aliado ao número, disposição e morfologia das placas com ganchos e da morfologia da mandíbula, ajudam na diagnose das diferentes famílias (Holzenthal et al., 2007).
 

Os adultos possuem uma antena proeminente e palpos maxilares e labiais desenvolvidos (de Moor & Ivanov, 2008). Possuem um lábio diferenciado em haustelo, usado na absorção de líquidos (Morse, 2004). São semelhantes a mariposas, porém, uma dos caracteres que as diferenciam está relacionada com as asas, que em Trichopterasão cobertas por cerdas e em Lepidoptera não cobertas por escamas. Este dois grupos juntos formam o clado Amphiesmenoptera.

bottom of page