top of page

PPBio Semiárido

Estudo de dinâmica de matéria orgânica conjugada a decomposição de detrito foliar em riachos de pequena ordem situados nos biomas Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica localizados no Estado da Bahia

(Coord. Dra. Adriana Medeiros)

Resumo

Um dos principais processos ecológicos ocorrentes em zonas ripárias, especialmente em córregos de cabeceiras, é adinâmica de matéria orgânica e o seu processamento nesses ambientes. A vegetação ripária que margeia essescórregos de baixa ordem apresenta um dossel fechado que limita a luminosidade no corpo dágua resultando em baixacapacidade de produtividade autótrofa nesse ecossistema. No entanto, ao mesmo tempo, a vegetação ripária fornecerecurso energético essencial para a produtividade heterotrófica através do aporte de matéria orgânica direta eindiretamente. A interação desses tipos de entradas, associadas à escala temporal e espacial, pode influenciar adinâmica de matéria orgânica e a sua necessária estocagem no ecossistema aquático para posterior processamento.Essa matéria orgânica é representada pelas diversas partes da planta (como frutos, flores, galhos e folhas) e,geralmente, as folhas representam a fração mais abundante e, consequentemente, torna-se a fonte nutricionalprincipal para os córregos de cabeceira. Ao entrar no ecossistema aquático, as folhas são decomposta pela dissoluçãodos compostos solúveis em água e ação de micro-organismos e invertebrados decompositores. Dessa forma, osnutrientes foliares são mineralizados e disponibilizados para a cadeia trófica local e também transportado unidirecionalà jusante do corpo aquático, através da corrente da água e conectividade hidrólógica fornecendo energia também pararios de maiores ordens. Dentre os organismos decompositores, os micro-organismos, representados principalmentepor fungos e bactérias, são especialmente importantes para o processo de decomposição foliar por possuiremcapacidade para decompor polissacarídeos e compostos polimétricos de difícil degradação além de participar doincremento nutricional e palatabilidade do material orgânico favorecendo a ação dos invertebrados decompositores.Dentre os fungos decompositores, o grupo dos hifomicetos aquáticos apresenta maior destaque pela alta frequência eabundânicia nas superficies foliares que estão em processo de decomposição em córregos de baixa ordem. Aatividade desses organismos pode ser influenciada por fatores abióticos refletindo na atuação durante oprocessamento do material foliar. Diante disso, esse estudo visa entender padrões de dinâmica de matéria orgânica eseu posterior processamento em rios de baixa ordem situados em 3 diferentes biomas (Cerrado, Mata Atläntica eCaatinga) ao longo de um ano identificando fatores que direcionam o processo e as consequências dessedirecionamento fornecendo, dessa forma, uma visão mais integrada do funcionamento desses ecossistemas.

Composição faunística dos macroinvertebrados bentônicos e avaliação de qualidade de água na Reserva Michelin

Resumo

A análise da qualidade de água utilizando organismos bioindicadores, especialmente Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera (EPT) é uma realidade em diversos países e alguns estados brasileiros, entretanto, sua melhor utilização carece de adequação dos índices propostos às condições locais, tanto com análise da fauna como de fatores abióticos, em riachos de referência (conservados) e sob influência antrópica. Assim, adequação de índices (e.g., BMWP) para o Estado da Bahia, especialmente para riachos da Mata Atlântica, passa pela compreensão dos componentes faunísticos (especialmente EPT).

Rede ComCerrados: Uso sustentável e conservação do Bioma Cerrado pela ocupação racional dos solos, recuperação de áreas degradadas e inserção de agrocombustíveis​

Resumo

O projeto em questão objetiva fortalecer a infraestrutura de pesquisa em instituições de ensino superior que atuam no Cerrado (UnB, UFBA, UFG, UCB, PUC-GO,UEMA, UFMG, UNIMONTES, UFMT, UENEMAT), 2 centros da EMBRAPA (Cenargen e CPAC) e 1 ong (Instituto Biotrópicos) e expansão das atuais atividades e projetos em colaboração de forma a subsidiar ações de pesquisa, monitoração e desenvolvimento no âmbito do Cerrado. De modo específico, o projeto objetiva: 1 - contribuir para o avanço do conhecimento dos processos ecológicos em ecossistemas terrestres e aquáticos do Cerrado, considerando a configuração da paisagem e o papel da biodiversidade no funcionamento dos ecossistemas; 2- Desenvolver e disseminar uma metodologia para a rede ComCerrado para o monitoramento remoto e avaliação de impactos ambientais; 3 - Avaliar os impactos socioeconômicos do uso da biodiversidade do Cerrado; 4 - Avaliar a produtividade de pastagens e as consequências da substituição por áreas de cultivo de cana-de-açúcar 5 - Desenvolver e validar modelos de restauração ecológica e recuperação de áreas degradadas no Cerrado 6 - Contribuir para a formação de graduandos e pós-graduandos na área de conservação da biodiversidade 7 - Fortalecer a infraestrutura de pesquisa da Rede ComCerrado.

Resumo

O presente projeto pretende contribuir para o melhor conhecimento taxonômico e sistemático das ordens Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera, formar novos taxonomistas nesses grupos, e, por fim, incorporar a utilização de ferramentas moleculares na rotina do nosso laboratório, diminuindo os déficits Linneano, Wallaceano e Henningueano para essa fauna. Para atingir estes objetivos, coletas serão feitas em diferentes regiões brasileiras, e serão organizados um banco de dados e uma coleção científica de insetos aquáticos de riachos, os quais servirão como base para estudos taxonômicos, sistemáticos, ecológicos e ambientais. Como objetivos específicos temos: 1) revisar e propor a filogenia de alguns gêneros de Plecoptera (e.g. Kempnyia, Macrogynoplax, Tupiperla e Paragrypopteryx) e de Trichoptera (e.g. Marilia); 2) desenvolver estudos taxonômicos sobre Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera de riachos de diferentes regiões brasileiras; 3) obter a relação entre imaturos e adultos de Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera; 4) obter as sequencias COI para diferentes espécies de EPT; 5) formar novos pesquisadores em taxonomia de Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera. O presente projeto dará continuidade a linha de pesquisa do coordenador e envolverá colaboradores de várias instituições e alunos de diferentes níveis de formação (iniciação científica, mestrado e doutorado) e pós doutorandos.

bottom of page